Sobre a Revista
A "Revista de Nutrição e Metabolismo: Clínico & Experimental" é uma publicação científica dedicada a fomentar a disseminação de pesquisas inovadoras e de alta qualidade no campo da nutrição e do metabolismo.
A Revista é publicada em fluxo contínuo sendo o artigo publicado logo após ter sido avaliado e aprovado, não sendo necessário esperar que o periódico lance uma edição para só então o artigo ser publicado.
Sumário
Foco e EscopoSumário ↑
O objetivo é servir como um fórum interdisciplinar para pesquisadores, clínicos e profissionais de saúde, publicando estudos que exploram aspectos clínicos e experimentais relacionados, mas não restritos somente à:
- Nutrição;
- Metabolismo;
- Doenças metabólicas;
- Doenças cardiovasculares;
- Obesidade;
- Diabetes Mellitus;
- Dislipidemias;
- Doenças inflamatórias;
- Estresse oxidativo e nitrosativo;
- Genotoxicidade;
- Bioquímica nutricional;
- Suplementação de nutrientes;
- Suplementação de compostos bioativos;
- Intervenções dietéticas.
Diretrizes para AutoresSumário ↑
Conflito de InteressesSumário ↑
Os autores deverão explicitar ao submeter novo manuscrito qualquer natureza de conflito interesse por meio do sistema e esta informação deve constar no manuscrito.
Diretrizes de AvaliaçãoSumário ↑
Etapas de avaliação:
a) Pré-análise: em um primeiro momento o artigo é recebido pela equipe técnica que verifica as adequações às normas da revista. Após, o manuscrito será apreciado pelos membros do Comitê Editorial, que verificarão a sua adequação aos critérios gerais da revista e à política editorial. Serão recusados já nesta etapa artigos que: a) se configurarem como revisão bibliográfica; recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação; b) forem excessivamente descritivos e pouco analíticos; c) não apresentarem contribuição significativa para a área de conhecimento; d) não seguirem as normas de publicação da revista. Artigos recusados nesta etapa serão arquivados e os aprovados seguirão para a etapa seguinte.
b) Revisão por pares (Peer review): os artigos serão avaliados por, no mínimo, dois especialistas da área temática dentre os consultores ad hoc inscritos como membros do Comitê Científico/Avaliadores da revista, pertencentes a diferentes instituições brasileiras e de outros países. A avaliação é duplo-cega, em que a identidade, tanto do revisor quanto do autor, é ocultada de ambas as partes, podendo ou não os pareceres serem publicados junto ao artigo (ver item 6.3 Aberturas na avaliação por pares e identificação do editor associado).
Os avaliadores farão a apreciação do artigo levando em consideração as seguintes diretrizes de avaliação: clareza de redação, fluidez da leitura; compatibilidade com um documento científico; atualidade e adequação da base teórico-conceitual; clareza e alinhamento do objeto de estudo ao foco e escopo da revista; objetivos claramente explicitados e alinhados no resumo, introdução e conclusão; percurso metodológico bem explicado e adequado aos propósitos do artigo; boa apresentação e discussão dos resultados, dialogando com a base teórico-conceitual; conclusões concisas e compatíveis com a metodologia empregada e com os resultados do trabalho; originalidade e contribuição do artigo para a área de conhecimento.
Após emitir seu parecer descritivo e inseri-lo na página da revista, o editor deverá selecionar uma dentre as seguintes possibilidades de recomendação:
- Aceitar
- Correções Obrigatórias;
- Submeter novamente para avaliação
- Submeter a outra revista
- Rejeitar
c) Decisão Editorial: Os autores serão notificados pelos Editores da Revista sobre o aceite ou rejeição dos seus textos com base nos pareceres recebidos. Eventuais sugestões de modificações de estrutura e/ou de conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao(s) autor(es), que se encarregará(ão) de fazê-las.
Os Editores da Revista reservam-se ao direito de sugerir ao autor modificações de forma, a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.